sábado, 3 de agosto de 2013

"Rede ao mar"

 “Rede ao mar” – abrindo portas para mudanças necessárias.


Foi à primeira coreografia onde fomos “autorizados” a nos divertir.
Nas coreografias geralmente precisamos manter a expressão firme, o que nos impede de nos rir e de demonstrar nossa alegria. Mas nessa coreografia, fomos desafiados a nos divertir e com isso quebramos alguns tabus relacionados à dança na igreja, como:
                                I.            Um homem dançou conosco (o que não acontecia a muito tempo na igreja e que por muito tempo foi proibido);
                              II.             Dançamos usando bermuda saruel, legging e camiseta, o que não era usado na época pelo ministério de dança;
                           III.            Fizemos passos que não foram usados antes.
Na época, foi um “choque” aceitar essa nova forma de adorar ao Senhor pois fomos o primeiro grupo (se não me engano) a fugir completamente dos clichês vigentes; mas aos poucos a igreja foi aceitando e se adaptando. Atualmente percebemos que abrimos porta para as coisas que acontecem hoje na igreja, como:
                                i.            Os homens já são liberados para dançar em todos os grupos da igreja
(antes eles estavam restritos aos grupos de Street Dance)
                              ii.            O ministério de dança usa bastante saruel (bermuda e/ou calça) e por um tempo usou também muita camiseta; o que não julgo como vantagem por motivos que falarei aqui no blog daqui a um tempinho.
                            iii.            Os grupos vêm se esforçado para inovar nas suas coreografias, o que proporciona ao ministério de dança grande variedade de estilos e grupos.

Para a honra e glória do Senhor, fomos um grupo usado como porta, canal para mudanças em todo um ministério e assim espero que seja no seu grupo/ministério também. Se permita ser usado por Deus para levar novas formas de vestuário/passos/maquiagens/etc para sua igreja e ministério e logo você verá o resultado.

PS: no vídeo é possível ver que, nos instrumentais da musica, um jovem pulava para cima do altar, dançava e depois descia. Ele não era permitido para participar dos grupos de dança que não estivessem relacionados à dança de rua. Ele frequentava os ensaios do Unção de ousadia desde o fim de 2011/2012, ajudava a montar as coreografias, mas não dançava. Nessa coreografia, foi aberta uma exceção para que ele dançasse, mas com uma condição: ele não poderia dançar a coreografia toda.


Atualmente esse jovem é integrante oficial do grupo, autorizado a dançar todas as coreografias sem exceção e dá oficina de dança para os outros jovens da igreja que, assim como ele, querem participar do ministério de dança ativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário