segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Expressão facial na dança

A importância da expressão facial.
Cada dança precisa ser interpretada e ter comunicação com o público. É um trabalho do bailarino para dar vida a qualquer peça coreográfica. A única maneira de fazer isso é através de verdadeira emoção, personalidade e expressão. No início de realização da formação, um bailarino se esquece de suas expressões de rosto ou a falta dela. Alguns optam por apenas um sorriso.



Dicas de expressão no rosto
Aqui estão algumas dicas para ajudar no desenvolvimento da expressão:

  • Deixe a letra e a melodia da música te levar. (para isso conheça e estude a letra da musica)
  • Dar uma resposta emocional para a música.
  • Cante a musica. Alguns bailarinos dizem que cantar a musica, mesmo que "para dentro" (sem fazer barulho ou movendo muito a boca) ajuda muito.
  • Deixe-se! Apenas permita-se sentir fisicamente uma emoção na hora em que você está interpretando ou ensaiando a musica.
  • Pratique emoção e expressão facial durante os ensaios e as aulas.
  • Não exagere! Isso não é torcida.


Alguns bailarinos que aprende a expressar-se bem às vezes pode ir um pouco além. Em uma audição ou um juiz que vê uma bailarina exagerar para vê-los atuando, pode parecer falso. Ele realmente pode interferir com a mensagem da dança. No mundo da dança as expressões têm que ser naturais. O valor artístico de um bailarino é apresentar expressão e emoção, um bailarino torna o conceito coreografia vir a vida, dando-lhe a vida verdadeira.
Não exagere! Uma expressão não pode ser imitada. Cabe à bailarina encontrar uma verdadeira conexão com a peça (conjunto musica+coreografia).



Dinâmicas que podem ajudar a quem tem dificuldade na expressão facial


1. Dinâmica "Adivinha qual sentimento que estou expressando?'
Fazer uma roda e pedir que 1 pessoa expresse um sentimento e outras pessoas da roda tem que acertar.
Quem ganha é quem consegue transmitir melhor o sentimentos só com expressão facial, não quem acerta. Isso porque na verdade estamos trabalhando a pessoa para fazer e não a pessoa para acertar.

2. Expressando uma musica
Em um grupo de pessoas, 1 pessoa é escolhida e ela terá que expressar uma musica apenas com expressão facial. Ao final da musica, os demais integrantes do grupo deverão dar uma nota para a pessoa. 

3. Expressando uma musica instrumental
Em um grupo de pessoas, 1 pessoa é escolhida e ela deve encenar, usando somente a expressão facial, sentimentos durante toda a musica. colocar musicas instrumentais. É como contar uma história com gestos e expressão e no final ela verá se as pessoas entenderam.

9 comentários: