Coreografia da música
Não recuarei, ministrada no dia 31 de Dezembro de 2011, no culto da virada do ano.
Lembro-me que a nossa preocupação, principalmente nessa ministração, foi a preparação da nossa vida espiritual.
Nossa líder, na época, sempre nos disse para sempre vivermos o que ministramos; e como essa música trata o tempo todo da perseverança, fomos desafiados a nos prometer que nunca recuaríamos. Tal promessa, a princípio, nos pareceu fácil de ser cumprida mas as dificuldades vieram à tona.
- A primeira dificuldade que nos surgiu foi a de confeccionar um novo uniforme para a ministração. Desde a fundação do grupo, em meados de 2011, até o culto da virada, todas nós não tínhamos condições financeiras de pagar um uniforme (que geralmente custa em torno de R$ 70,00; o mais simples), então resolvemos usar esse vestido laranjado que é possivel visualizar no vídeo; que foi o uniforme do 1° congresso de dança da Igreja Batista Templo de Adoração em outubro do mesmo ano. Pensamos em recuar e não dançar, por não termos um confeccionado um uniforme para a ministração; mas não recuamos diante da nossa vaidade.
- A segunda dificuldade que nos apareceu nos dias antecedentes à ministração foi a falta de espaço para ensaiar. A igreja estava passando pelas suas ultimas reformas antes da festa, e por isso não pudemos ensaiar no altar da igreja, onde iríamos ministrar (se você dança, você entende nosso desespero em não ter ensaiado no lugar da apresentação). Nós ensaiamos simulando o espaço que temos para dançar no altar, mas na hora do culto, quando conseguimos chegar à igreja notamos que a configuração do altar foi mudada. Antes do culto da virada, as coreografias eram ministradas no lado direito do altar. Era um espaço pequeno e com formato aproximado de um quadrado. No culto da virada, o espaço que nos foi liberado foi o centro do altar, muito mais largo que o espaço que estávamos acostumadas.Mas não nos permitimos recuar por causa do nosso medo.
- A terceira dificuldade que surgiu de ultima hora foi a queda da energia elétrica no bairro da igreja, devido à forte chuva que estava nesse dia. Estávamos na sala da dança antes do culto, ensaiando quando a energia elétrica caiu. Tivemos que parar de ensaiar e não pudemos nos maquiar como o planejado porque tivemos que ajudar a acalmar e organizar as crianças do grupo infantil que estavam na sala ao lado. Fomos o penúltimo grupo a ministrar, mesmo sem ter ensaido antes. Mas mesmo assim não nos deixamos recuar devido à nossa insegurança.
Várias outras coisas aconteceram fora do nosso planejado nesse dia, e a coreografia, no aspecto técnico, não foi tão criativa nem impressionante assim; mas o nossa vida espiritual foi amadurecida e fortalecida.
E :)